há diversos alimentos que ajudam a aumentar a energia e melhorar o desempenho durante os treinos.
5 exemplos de alimentos comuns:
1. Batata doce: Ótima fonte carboidrato, que é a principal fonte de energia do organismo, e apresenta baixo índice glicêmico. O aipim é outro carbo de baixo índice glicêmico.
Ou seja, ela libera a glicose gradualmente, mantendo a energia por mais tempo.
Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais que previnem a queda de rendimento físico e também ajudam na recuperação muscular.
2. Aveia: outro carbo de índice glicêmico baixo, também contém alta quantidade de fibras alimentares, que também são importantes para o funcionamento do intestino e diversos outros benefícios para a saúde.
3. Banana: Também uma ótima fonte de carbo e fibras, é uma ótima opção para aumentar energia, além de ser rica em vitaminas e minerais que evitam a fadiga, o cansaço, câimbras musculares e a queda de rendimento físico.
4. Beterraba: Poucos sabem mas a beterraba tem poder vasodilatador, ela possui uma substância chamada nitrato. O ácido nítrico, por sua vez, é um vasodilatador que melhora a absorção dos nutrientes dos músculos gerando mais energia e melhorando o a resistência física. E ainda vai te ajudar no pump.
5. Café: Rico em cafeína, ela age no Sistema Nervoso Central, aumentando a disposição, reduzindo a percepção de esforço e a fadiga, auxiliando na melhora do desempenho físico. E ainda possui efeito termogênico que vai te ajudar na queima de gordura.
Agora os Nutrientes que Vão te ajudar no Anabolismo:
1.Zinco e magnésio: essa combinação de minerais não só estimula a produção de testosterona, como melhora o transporte de nutrientes até os músculos. O magnésio também é responsável pela contração muscular, oferendo mais força nos treinos. Já o zinco, por sua vez, regula a produção do hormônio do crescimento e está intimamente ligado à secreção de testosterona.
Alimentos: castanhas do pará, folhas verde-escuros e proteínas animais como ostras, peixes, fígado e ovos.
2. Alicina: esta substância presente no alho não só é capaz de aumentar a secreção de testosterona, como também inibe a ação do cortisol, hormônio do estresse.
Alimentos: Alho, alho-poró, cebola e cebolinha verde.
3. Bromelina: é uma enzima digestiva encontrada no abacaxi, contribui para uma melhor absorção de proteínas.
4. Vitamina D: capaz de melhorar a absorção de cálcio e é apontado por diversos estudos como potencializador da produção natural de testosterona.
Alimentos: carnes, peixes e frutos do mar, (é essencial tomar sol diariamente).
5. vitaminas do complexo B: participam ativamente da produção de hormônios como a testosterona, também estimulam a produção de óxido nítrico.
Alimentos: Mel, maçã, manteiga de amendoim, abacate, batata doce e carnes.
6. Vitamina B12: ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular. Ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis. Ela também reduz o risco de danos no DNA.
Alimentos: peixes de águas frias (salmão, atum, truta etc.), carnes bovinas e suínas (com destaque para o fígado de boi), ostras, ovos.