Os cientistas realizaram centenas de estudos sobre creatina e descobriram que não é apenas uma maneira legítima de construir músculos…
E o mito que ela prejudica os rins? Sem fundamento.
Agora que você sabe que a creatina funciona e que você não precisa ter medo dela, vamos descompactar a ciência por trás da creatina e por que é um dos biohacks mais baratos e fáceis que você encontrará em qualquer lugar.
CREATINA MELHORA A FUNÇÃO MITOCONDRIAL
O treinamento de hipertrofia é uma maneira de aumentar o número de mitocôndrias que você tem, e você sente o poder extra não apenas em seus treinos, mas também em sua clareza mental e foco. A creatina, a mesma creatina que os atletas debatem intensamente na academia, ajuda suas mitocôndrias a trabalhar com mais eficiência, de duas maneiras principais:
1.A CREATINA AJUDA A FAZER TRIFOSFATO DE ADENOSINA, TAMBÉM CONHECIDO COMO ATP, TAMBÉM CONHECIDO COMO ENERGIA
O treinamento de resistência ajuda a criação de energia, porque essencialmente danifica o tecido muscular, o que libera a enzima para fazer com que a criação de energia se mova. O objetivo do levantamento de peso é criar micro-rasgos nas fibras musculares que reparem mais forte do que antes. Quando seu corpo detecta músculos danificados, você libera creatina quinase – uma enzima que inicia a conversão da fosfocreatina em creatina, liberando fosfatos para se reconectar ao ADP para produzir ATP.
Então, a creatina quinase transporta os grupos fosfato da mitocôndria, onde você produz energia, para os músculos que a usarão. Você acabaria produzindo mais ATP, mas a creatina encurta o tempo que o ADP se regenera em ATP.
Para garantir que seu corpo realize esse processo da forma mais perfeita possível, você pode aumentar seus estoques de fosfocreatina em seus músculos tomando consistentemente um suplemento de creatina monohidratada.
Garantir uma oferta suficiente de creatina se traduz em mais repetições, mais peso, mais intensidade, e resultados mais significativos em um período menor de tempo.
2.CREATINA ATIVA AMPK
Aumentando a sinalização da adenosina monofosfato quinase (AMPK). Quando sua energia diminui, a AMPK ativa a captação de glicose e ácidos graxos para energia.
Um estudo mostrou que a creatina ativa a AMPK e ativa genes que produzem novas mitocôndrias e também libera enzimas que varrem os radicais livres. Ambos os processos protegem suas mitocôndrias contra danos.
CREATINA PARA CONSTRUIR MASSA MUSCULAR
Seus fatores limitantes na sala de musculação são fadiga e fracasso, e ambos se relacionam diretamente com a quantidade de energia que sua mitocôndria pode produzir. Portanto, o uso da creatina para tornar esse processo mais eficiente tornará seu programa de treinamento de resistência mais eficiente. Mais energia significa que você pode trabalhar mais intensamente e obter melhores resultados.
COMO TOMAR:
Você pode suplementar cinco gramas de creatina monohidratada por dia.
Coma carne bovina, cordeiro e porco. Certifique-se de que são as carnes musculares – as carnes de órgãos não têm muito. O peixe selvagem também contém creatina, embora tenha menos que a carne vermelha e a carne de porco.