Dicas para economizar água
- Chuveiros: É um dos aparelhos que mais consomem dentro de casa. O ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo, nada de ficar se enrolando. Além disso, para potencializar a economia se você for forte o suficiente, desligue o chuveiro ao lavar os cabelos e ao se ensaboar.
- Torneiras: Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos com a torneira aberta, uma pessoa pode gastar cerca de 12 litros de água. Por isso, a dica é fechar bem as torneiras sempre que não estiver usando a água
- Ensaboe a louça de uma só vez: Antes de lavar a louça, retire as sobras de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra sugestão é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os demais itens.
- Otimize o tempo da máquina de lavar: acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez.
- Reaproveite a água da máquina de lavar: A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. Mas, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos e até o carro.
- Use a vassoura e baldes para fazer a limpeza no lugar da mangueira: Isso vale para limpar o piso, para o carro…
- Fique de olho nos vazamentos!
- Descarga com válvula de duplo acionamento: Ela libera água da descarga de acordo com a necessidade.
Dicas para economizar energia elétrica
- Iluminação natural: Aproveite a luz do dia e deixe as luzes apagadas durante o dia. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia.
- Eletrodomésticos: Não deixe aparelhos ligados sem alguém usando.
- Computadores e celulares: Quando estiver totalmente carregado, retire o carregador da tomada.
- Tomadas: desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente.